Luzescrita

 

Poesia e fotografia vêm do mesmo berço. Em sua origem, no grego, as palavras significam “fazer” e “escritura da luz”, respectivamente. Esses dois conceitos e expressões artísticas voltam a se encontrar pelas mãos dos artistas Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira na mostra Luzescrita no Espaço Cultural Porto Seguro. A mostra contou com cerca de 60 obras, entre vídeos, objetos, fotografias e instalações, que transformam poemas em imagens e versos em luz.

O projeto nasceu no início dos anos 2000, a partir de uma ideia do Fernando Laszlo em traduzir literalmente a palavra fotografia por meio dos poemas de Arnaldo e Walter. Primeiro, as palavras foram escritas com luz por meio de materiais como pólvora, lâmpadas e metal. Em seguida, foram fotografadas por Fernando, completando a metamorfose.

Luzescrita foi resultado de um trabalho de 15 anos e apresentada pela primeira vez em Salvador. Já passou por cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Vila Nova de Cerveira, em Portugal e agora culmina em São Paulo, cidade natal dos artistas. Inicialmente, o resultado dessa parceria seria apenas um livro de fotografias. Mas o curador Daniel Rangel viu o potencial de transformar o projeto em uma mostra, que revela também os bastidores por trás das imagens.

A cada montagem, a exposição é diferente, numa contínua transformação. É um projeto que se retroalimenta: os objetos produzidos para cada exibição dão origem à novas fotografias para a etapa seguinte do percurso, e assim por diante. Em São Paulo, Luzescrita chegou ao auge com a adição de nove obras inéditas, como a instalação “Assombraluz”, a fotografia “Fogo n’Água” e várias obras site specific, que exploravam a relação com o ambiente, como “Ilumina Elimina” e “Luz Negra”.

Sobre os artistas

Arnaldo Antunes

Músico, poeta, artista e escritor. Como poeta, tem livros e antologias publicadas em países como Espanha e Portugal. Integrou o grupo de rock Titãs entre 1982 e 1992 e o projeto Tribalistas, com Marisa Monte e Carlinhos Brown. Em carreira solo, lançou mais de dez discos.

Fernando Laszlo

Fotógrafo, participou de várias mostras coletivas e teve duas individuais. Foi curador da exposição Stirring Stillness – Fotografias de Otto Stupakoff e de outra em parceria com Bob Wolfenson. Tem trabalhos nas coleções Pinacoteca do Estado de São Paulo, Joaquim Paiva, Museum of Fine Arts Houston e Banco Privado Português.

Walter Silveira

Graduado em Rádio e TV pela ECA/USP, foi fundador da The Academia Brasileira de Vídeo, primeira escola de vídeo do país. Desde o final dos anos 1970, realizou mostras como artista e curador de várias exposições e publicações de poéticas visuais. Foi diretor da TV Cultura de São Paulo, TV Educadora da Bahia, e superintendente regional (centro-oeste e norte) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Sobre o Espaço Cultural Porto Seguro

O Espaço Cultural Porto Seguro é uma plataforma para as mais diversas manifestações artísticas e culturais com ênfase no pensamento contemporâneo. Concebido como parte integrante do Complexo Cultural Porto Seguro, composto por espaço cultural, teatro, restaurante e café, atua em diversas vertentes de expressão artística, como: exposições, ateliês/FabLab, cursos, workshops, feiras e vivências.

 
Folder | Folder Educativo